FAQ – Dúvidas mais Comuns na contabilidade


Pergunta – O que é usado como base de cálculo da Reserva Legal?
Resposta – O Lucro Líquido.

Pergunta - A classificação dos elementos patrimoniais na Contabilidade Pública não considera a segregação em “circulante” e “não circulante”, por ser uma área específica que registra o patrimônio público.
Resposta -  ERRADO

A CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS PATRIMONIAIS CONSIDERA A SEGREGAÇÃO EM “CIRCULANTE” E “NÃO CIRCULANTE”, COM BASE EM SEUS ATRIBUTOS DE CONVERSIBILIDADE E EXIGIBILIDADE.

Pergunta – Por que o parecer de Auditoria é tão importante na qualidade dos relatórios?
Resposta – A função básica dos Auditores é reduzir as incertezas. Os participantes de uma empresa (acionistas, banqueiros, empregados, governo) investem dinheiro, tempo, pessoal e confiança nos “administradores” (diretores, gerentes, supervisores) para conduzir certo negócio ou atividade. Em retorno, esperam receber relatórios sobre o andamento dos negócios e o cumprimento das funções. Esses relatórios formam a base para a remuneração de ambos, os participantes (dividendos, impostos, bonificações) e os “administradores” (remuneração e outros benefícios). Contudo, sobre o preenchimento de tais expectativas (a fidelidade dos relatórios), os participantes ficam mais ou menos com incertezas. Eles não podem confiar em que os relatórios sejam verdadeiros, parcialmente verdadeiros ou enganosos. Os “administradores”, de outra parte (devem) explorar os investimentos de seus participantes para obter os melhores resultados. A incerteza é se os participantes acreditarão em seus relatórios e demonstrações contábeis, se serão recompensados adequadamente e se permanecerão interessados em futuros investimentos.
Os Auditores servem às duas partes: aos participantes e aos administradores da empresa, e a sociedade em geral. Para bem desempenhar suas funções, o profissional atua sempre como Auditor e como consultor, oferecendo informações e orientações que servem a todos os interessados na empresa.

Pergunta – O que é Patrimônio?
RespostaPatrimônio é o conjunto de BENS, DIREITOS e OBRIGAÇÕES.
Bem = Item material, de posse da entidade. Exemplos: Dinheiro, Estoques, Máquinas.
Direitos = Item incorpóreos, porém valorizáveis e mensuráveis cuja realização poderá ou não tornar-se um bem. Exemplo: Contas a Receber, Seguros a Realizar, etc.
Obrigações: Contas a pagar, empréstimos, etc.

Pergunta – A empresa é obrigada a contribuir ao INSS?
Resposta -  Sim, todas as empresas são obrigadas a contribuir ao INSS
e/ou a pagar a contribuição dos sócios que tenham movimentação financeira pela mesma.





Nenhum comentário:

Postar um comentário